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Cargos: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA – HISTÓRIA – CIÊNCIAS - PARTE COMUM A TODOS OS CARGOS

Tipo: DIGITAL

Páginas: 240

Edição: 2019

EscolaridadeEnsino Superior Completo

Órgão: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - EDITAL CVL/SUBSC Nº 102, 103 E 104, DE 16 DE MAIO DE 2019

Conteúdo do Material:
Apostila Digital
LÍNGUA PORTUGUESA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Legais da Educação Brasileira: Fundamentos teóricos da educação
Letramento como processo de apropriação da leitura e da escrita presente em todas as áreas de ensino
Instrumentos pedagógicos do ensino e da aprendizagem

Você receberá ainda:

Testes, provas e questões de concursos anteriores;

Atualizações, se houver alguma mudança no edital;

Prova do último concurso;

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VEJA O ÍNDICE COMPLETO DO SEU MATERIAL DIDÁTICO:

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização. Métodos de argumentação: indução, dedução, dialética................................................ 03

Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo.......................................................................... 04

Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.......................................................................... 05

Leitura e compreensão de textos variados. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto................................................................................................................................................................................. 06

Acentuação........................................................................................................................................................................... 11

Pontuação: regras, efeitos de sentido. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido........................................................ 15

Estrutura, classificação e formação de palavras................................................................................................................... 20

Verbos: pessoa, número, tempo e modo. Vozes verbais..................................................................................................... 33

Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido................................................................................................................ 37

Coordenação e subordinação: classificação, usos no texto................................................................................................. 44

Transitividade verbal e nominal........................................................................................................................................... 47

Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia. Gradação, ênfase............................................................. 57

 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS

E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
 

Fundamentos teóricos da educação

Perspectiva Histórica da Educação. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação........................................................ 03

Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem............................................................... 10

Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural........................................................................................ 19

Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo.............................................................................................. 29

 

Letramento como processo de apropriação da leitura e da escrita presente em todas as áreas de ensino

Conceitos de letramento. O letramento e as diversas áreas do conhecimento.................................................................. 31

 

Instrumentos pedagógicos do ensino e da aprendizagem

Projeto Político Pedagógico................................................................................................................................................. 33

Planejamento........................................................................................................................................................................ 39

Avaliação: função, objetivos e modalidades........................................................................................................................ 41

Projeto didático.................................................................................................................................................................... 45

Metodologias de Ensino....................................................................................................................................................... 49

 

Fundamentos Legais da Educação Brasileira:

Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira..................................................... 03

Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98.................................................................................................. 15

Resolução 02 CNE/SEB/98.................................................................................................................................................... 20

Resolução 01 CNE/SEB/06.................................................................................................................................................... 21

Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica....................................................................................................................... 21

Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.............................................................................................................................................................. 25

Resolução nº 4/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica........................................... 27

Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos....................................................................................................................................................................................... 35

 

Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Lei Federal nº 10.639/03 – Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 –  Lei Federal n° 11.274, de 06/05/06 - Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 - Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 - Lei Federal nº 13.478, de 30 de agosto de 2017. (Todas estas normas já foram consolidadas na Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996)