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Cargos: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA – HISTÓRIA – CIÊNCIAS - PARTE COMUM A TODOS OS CARGOS
Tipo: DIGITAL
Páginas: 240
Edição: 2019
Escolaridade: Ensino Superior Completo
Órgão: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - EDITAL CVL/SUBSC Nº 102, 103 E 104, DE 16 DE MAIO DE 2019
Conteúdo do Material:
Apostila Digital
LÍNGUA PORTUGUESA
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Legais da Educação Brasileira: Fundamentos teóricos da educação
Letramento como processo de apropriação da leitura e da escrita presente em todas as áreas de ensino
Instrumentos pedagógicos do ensino e da aprendizagem
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LÍNGUA PORTUGUESA
Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização. Métodos de argumentação: indução, dedução, dialética................................................ 03
Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo.......................................................................... 04
Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.......................................................................... 05
Leitura e compreensão de textos variados. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto................................................................................................................................................................................. 06
Acentuação........................................................................................................................................................................... 11
Pontuação: regras, efeitos de sentido. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido........................................................ 15
Estrutura, classificação e formação de palavras................................................................................................................... 20
Verbos: pessoa, número, tempo e modo. Vozes verbais..................................................................................................... 33
Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido................................................................................................................ 37
Coordenação e subordinação: classificação, usos no texto................................................................................................. 44
Transitividade verbal e nominal........................................................................................................................................... 47
Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia. Gradação, ênfase............................................................. 57
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS
E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos teóricos da educação
Perspectiva Histórica da Educação. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação........................................................ 03
Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem............................................................... 10
Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural........................................................................................ 19
Teorias de Currículo, na perspectiva pós-crítica de currículo.............................................................................................. 29
Letramento como processo de apropriação da leitura e da escrita presente em todas as áreas de ensino
Conceitos de letramento. O letramento e as diversas áreas do conhecimento.................................................................. 31
Instrumentos pedagógicos do ensino e da aprendizagem
Projeto Político Pedagógico................................................................................................................................................. 33
Planejamento........................................................................................................................................................................ 39
Avaliação: função, objetivos e modalidades........................................................................................................................ 41
Projeto didático.................................................................................................................................................................... 45
Metodologias de Ensino....................................................................................................................................................... 49
Fundamentos Legais da Educação Brasileira:
Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira..................................................... 03
Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98.................................................................................................. 15
Resolução 02 CNE/SEB/98.................................................................................................................................................... 20
Resolução 01 CNE/SEB/06.................................................................................................................................................... 21
Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica....................................................................................................................... 21
Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.............................................................................................................................................................. 25
Resolução nº 4/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica........................................... 27
Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos....................................................................................................................................................................................... 35
Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Lei Federal nº 10.639/03 – Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 – Lei Federal n° 11.274, de 06/05/06 - Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 - Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 - Lei Federal nº 13.478, de 30 de agosto de 2017. (Todas estas normas já foram consolidadas na Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996)