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Edição Impressa Atualizada 2019 – Elaborada por professores especializados em concursos Públicos do Curso Oficial – São 20 anos de experiência e aprovação dedicados a você, candidato.

Cargo: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS

Tipo: IMPRESSA

Páginas: 320

Edição: 2019

EscolaridadeEnsino Superior Completo

Órgão: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - EDITAL CVL/SUBSC Nº 105 DE 16 DE MAIO DE 2019

Conteúdo do Material: 
Legislação
Língua Portuguesa
Interpretação de Textos
Raciocínio Lógico-Quantitativo
Conhecimentos Específicos

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VEJA O ÍNDICE COMPLETO DO SEU MATERIAL DIDÁTICO:

 

FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS

E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Fundamentos Teóricos da Educação:

Perspectiva Histórica da Educação. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação....................................... 03

Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.................................................. 10

Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.............................................................................. 19

Currículo............................................................................................................................................................................. 29

Letramento no cotidiano escolar..................................................................................................................................... 31

Interdisciplinaridade.......................................................................................................................................................... 57

 

Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem:

Projeto Político Pedagógico............................................................................................................................................. 33

Planejamento..................................................................................................................................................................... 39

Avaliação: função, objetivos e modalidades................................................................................................................. 41

Projeto didático.................................................................................................................................................................. 45

Metodologias de Ensino................................................................................................................................................... 49

 

Fundamentos Legais da Educação Brasileira:

Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira..................................... 03

Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98..................................................................................... 15

Resolução 02 CNE/SEB/98............................................................................................................................................. 20

Resolução 01 CNE/SEB/06............................................................................................................................................. 21

Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica............................................................................................................... 21

Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências........................................................................................................................................................... 25

Resolução nº 4/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica......................... 27

Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos..................................................................................................................................................................................... 35

Parecer CNE/CEB nº 11/2010 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.......................................................................................................................... 42

 

Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Lei Federal nº 10.639/03 – Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 –  Lei Federal n° 11.274, de 06/05/06 - Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 - Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 - Lei Federal nº 13.478, de 30 de agosto de 2017. (Todas estas normas já foram consolidadas na Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996)

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização....................................................................................................................................... 03

Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo............................................................... 04

Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.............................................................. 05

Leitura e compreensão de textos variados. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto............................................................................................................................................................................... 06

Acentuação......................................................................................................................................................................... 11

Pontuação: regras, efeitos de sentido. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido.......................................... 15

Estrutura, classificação e formação de palavras.......................................................................................................... 20

Verbos: pessoa, número, tempo e modo. Vozes verbais........................................................................................... 33

Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido....................................................................................................... 37

Coordenação e subordinação: classificação, usos no texto...................................................................................... 44

Transitividade verbal e nominal...................................................................................................................................... 47

Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia. Gradação, ênfase.................................................. 57