Edição Atualizada – Material didático de qualidade, específico para o seu concurso, contempla todo o conteúdo exigido para a realização de sua prova , são 23 anos aprovando em concursos públicos, adquira e garanta já a sua aprovação!!!
LOJA OFICIAL DA EDITORA CURSO OFICIAL
Edição Digital Atualizada 2019 – Elaborada por professores especializados em concursos Públicos do Curso Oficial – São 20 anos de experiência e aprovação dedicados a você, candidato.
Envio Imediato em Horário Comercial: Após a confirmação do pagamento do pedido enviaremos por email o código de acesso ao material.
Cargo: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS
Tipo: DIGITAL
Páginas: 320
Edição: 2019
Escolaridade: Ensino Superior Completo
Órgão: PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO - EDITAL CVL/SUBSC Nº 105 DE 16 DE MAIO DE 2019
Conteúdo do Material:
Apostila Digital
Legislação
Língua Portuguesa
Interpretação de Textos
Raciocínio Lógico-Quantitativo
Conhecimentos Específicos
Você receberá ainda:
Testes, provas e questões de concursos anteriores;
Atualizações, se houver alguma mudança no edital;
Prova do último concurso;
Edital do Concurso.
VEJA O ÍNDICE COMPLETO DO SEU MATERIAL DIDÁTICO:
FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS
E POLÍTICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Fundamentos Teóricos da Educação:
Perspectiva Histórica da Educação. Aspectos filosóficos e sociológicos da Educação....................................... 03
Aspectos psicológicos do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.................................................. 10
Concepções de aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.............................................................................. 19
Currículo............................................................................................................................................................................. 29
Letramento no cotidiano escolar..................................................................................................................................... 31
Interdisciplinaridade.......................................................................................................................................................... 57
Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem:
Projeto Político Pedagógico............................................................................................................................................. 33
Planejamento..................................................................................................................................................................... 39
Avaliação: função, objetivos e modalidades................................................................................................................. 41
Projeto didático.................................................................................................................................................................. 45
Metodologias de Ensino................................................................................................................................................... 49
Fundamentos Legais da Educação Brasileira:
Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira..................................... 03
Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98..................................................................................... 15
Resolução 02 CNE/SEB/98............................................................................................................................................. 20
Resolução 01 CNE/SEB/06............................................................................................................................................. 21
Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica............................................................................................................... 21
Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências........................................................................................................................................................... 25
Resolução nº 4/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica......................... 27
Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos..................................................................................................................................................................................... 35
Parecer CNE/CEB nº 11/2010 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.......................................................................................................................... 42
Lei Federal nº 10.793, de 01/12/2003 – Lei Federal nº 10.639/03 – Lei Federal nº 11.114, de 16/05/05 – Lei Federal n° 11.274, de 06/05/06 - Lei Federal nº 11.645, de 10/03/08 – Lei Federal nº 12.976, de 04/04/2013 - Lei Federal nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 - Lei Federal nº 13.478, de 30 de agosto de 2017. (Todas estas normas já foram consolidadas na Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996)
LÍNGUA PORTUGUESA
Relação entre as partes do texto: causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização, particularização....................................................................................................................................... 03
Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo, argumentativo............................................................... 04
Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos básicos.............................................................. 05
Leitura e compreensão de textos variados. Coesão e coerência: mecanismos, efeitos de sentido no texto............................................................................................................................................................................... 06
Acentuação......................................................................................................................................................................... 11
Pontuação: regras, efeitos de sentido. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido.......................................... 15
Estrutura, classificação e formação de palavras.......................................................................................................... 20
Verbos: pessoa, número, tempo e modo. Vozes verbais........................................................................................... 33
Conectivos: classificação, uso, efeitos de sentido....................................................................................................... 37
Coordenação e subordinação: classificação, usos no texto...................................................................................... 44
Transitividade verbal e nominal...................................................................................................................................... 47
Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese, ironia. Gradação, ênfase.................................................. 57