Edição Atualizada – Material didático de qualidade, específico para o seu concurso, contempla todo o conteúdo exigido para a realização de sua prova , são 23 anos aprovando em concursos públicos, adquira e garanta já a sua aprovação!!!
LOJA OFICIAL DA EDITORA CURSO OFICIAL
TAMBÉM DISPONÍVEL: APOSTILA DIGITAL COM 50% DE DESCONTO
Edição Impressa Atualizada – Elaborada por professores especializados em concursos Públicos do Curso Oficial – São 20 anos de experiência e aprovação dedicados a você, candidato.
Cargo: PROFESSOR MUNICIPAL
Tipo: IMPRESSA
Páginas: 240
Escolaridade: NÍVEL SUPERIOR COMPLETO
Órgão: PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE SANTO - MG - EDITAL Nº 001/2020
Conteúdo do Material:
Matemática
Língua Portuguesa
Conhecimentos Específicos
Teoria e Prática da Educação
Você receberá ainda:
Testes, provas e questões de concursos anteriores;
Atualizações, se houver alguma mudança no edital;
Prova do último concurso;
Edital do Concurso
VEJA O ÍNDICE COMPLETO DO SEU MATERIAL DIDÁTICO:
Língua Portuguesa
Texto: interpretação de texto (informativo, literário ou jornalístico).............................................. 03
Ortografia: emprego das letras................................................................................................. 13
Pontuação: emprego da vírgula; emprego do ponto final............................................................ 15
Classes gramaticais: reconhecimento e flexão do substantivo, do adjetivo, do pronome e dos verbos regulares..................................................................................................................... 22
Colocação de pronomes.......................................................................................................... 27
Sintaxe: reconhecimento dos termos da oração; reconhecimento das orações num período........ 38
Concordância verbal; concordância nominal............................................................................. 47
Regência verbal; regência nominal........................................................................................... 51
Ocorrência da crase................................................................................................................ 53
Matemática
Números Naturais: significados e Sistema de Numeração Decimal; Números Racionais: significados, representação decimal e fracionária, equivalência, ordenação e localização na reta numérica; Operações com números naturais e racionais: significados, propriedades e procedimentos de cálculo das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão; Múltiplos e divisores. Divisibilidade........................................................................................... 03
Números primos; Linguagem algébrica; cálculo algébrico; equações e inequações; Espaço e forma: descrição, interpretação e representação da localização e movimentação de pessoas e objetos................................................... 04
Medidas: procedimentos e instrumentos de medida; sistemas de medidas decimais (comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e temperatura) e conversões; Medidas de tempo e conversões.................... 25
Sistema monetário brasileiro.................................................................................................... 27
Figuras geométricas espaciais e planas: características, propriedades, elementos constituintes, composição, decomposição, ampliação, redução e representação; Cálculo e comparação de perímetro e área; aplicações geométricas................. 34
Média aritmética.........................................................................................................................
Situações problemas de raciocínio lógico-matemático............................................................... 43
Probabilidade; A Matemática e seus elementos tecnológicos..................................................... 49
Estatística
Tratamento da informação: leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos................... 03
Teoria e Prática da Educação
A Nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC – Competências Gerais da Educação Básica – Fundamentos Pedagógicos - Marcos Legais - Estrutura Pacto Inter-federativo e a implementação da BNCC- Etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental..................... 03
A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - Lei n.°9394 de 20 de dezembro de 1996 (atualizada).................................................................................................................... 11
Parâmetros curriculares nacionais (ensino fundamental e ensino médio).................................... 28
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.............................................................. 37
Projeto Político-Pedagógico: concepções, características, finalidades, componentes, etapas de elaboração, sujeitos do processo.............................................................................. 47
A avaliação do processo ensino/aprendizagem: concepções, tipos, finalidade, matrizes de referência, descritores, itens, instrumentos............................................................................... 50
Educação inclusiva: concepções, pressupostos teóricos e implicações pedagógicas no cotidiano escolar, estratégias metodológicas............................................................................. 56
Currículo: concepções, tipos, formas de organizar, dimensões, finalidade, adaptações para atendimento de alunos com necessidades especiais (tipos e níveis de adaptações curriculares passíveis de serem adotadas para atender alunos com necessidades especiais)...... 60
A Metodologia do Ensino nas concepções de educação............................................................ 67
Fundeb e Ideb e o Currículo de Referência na Educação de Minas Gerais................................. 69
Conhecimentos Específicos
Didática Geral. A Didática na formação de professores. Didáticas específicas............................ 03
O planejamento da ação didática............................................................................................. 07
As teorias educacionais e à docência....................................................................................... 08
O professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem............................................ 12
Os métodos de Ensino. Psicologia do Desenvolvimento............................................................ 13
A brincadeira e o pensamento da criança................................................................................. 23
Evolução da linguagem escrita................................................................................................. 26
O desenvolvimento da leitura................................................................................................... 27
Alfabetização e Letramento...................................................................................................... 29
O lúdico nas séries iniciais....................................................................................................... 30
Ensino da Matemática e da Língua Materna nas séries iniciais 31