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Cargo: Professor Docente I - Anos Iniciais e Educação Infantil

Tipo: DIGITAL

Páginas: 292

Escolaridade: NÍVEL MÉDIO COMPLETO

Órgão: PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO - RJ - EDITAL Nº 04/2020

Conteúdo do Material:
Apostila Digital

Português
Legislação Educacional
Conhecimentos Específicos
História do Município de Cabo Frio


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História do Município de Cabo Frio

Origem da região de Cabo Frio. Primeiras ocupações e inicio do povoamento. Evolução histórica e administrativa. Habitantes, conflitos, edificações, atividades econômicas. O declínio no final do século XIX, e a retomada da economia no século XX, com o surgimento de novos segmentos de atividades. A emancipação de distritos e a afirmação do turismo na segunda metade dos anos 1900. Situação atual: Aspectos físicos e geográficos do Município: clima, relevo, população, localização (região e microrregião), área, limites municipais, distritos, características urbanas, atividades econômicas predominantes. Patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico. Atrações turísticas, culturais e de lazer, datas comemorativas e destaques do Município. Personalidades históricas e contemporâneas. Posição do Município na divisão regional turística do Estado e sua classificação no Mapa. Aspectos e indicadores sociais, econômicos e financeiros. Serviços municipais. Organização e estrutura administrativa organizacional básica da Prefeitura Municipal: Órgãos de administração direta e indireta. Posição no contexto regional e relacionamento com os municípios vizinhos.

Dados e informações com base no documento “História do Município de Cabo Frio”, disponível no sitio do IBAM.............. 03

 

Legislação Educacional

Lei Brasileira de Inclusão - Lei nº 13.146/15.......................................................................................................................... 03

Plano Nacional de Educação - Lei 13005/14......................................................................................................................... 18

Base Nacional Comum Curricular – 2018.............................................................................................................................. 31

Plano Municipal de Educação............................................................................................................................................... 37

Sujeito da práxis pedagógica................................................................................................................................................. 38

Ideologia x Educação............................................................................................................................................................ 39

Constituição........................................................................................................................................................................... 41

PNE Municipal....................................................................................................................................................................... 43

Currículo na perspectiva da Inclusão/currículo adaptado...................................................................................................... 52

Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90........................................................................................................ 03

Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/96...................................................................................................... 03

 

Conhecimentos Específicos

Teoria de Aprendizagem....................................................................................................................................................... 03

Desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo)..................................................................................... 14

Prática pedagógica e o processo de construção do conhecimento....................................................................................... 29

Projeto Político Pedagógico................................................................................................................................................... 33

Planejamento......................................................................................................................................................................... 39

Avaliação............................................................................................................................................................................... 41

Novas tendências e competências........................................................................................................................................ 49

Democratização da Escola Pública....................................................................................................................................... 55

Interdisciplinaridade e projetos.............................................................................................................................................. 57

Educação Inclusiva................................................................................................................................................................ 61

Atendimento educacional aos alunos com deficiência........................................................................................................... 63

Bullying.................................................................................................................................................................................. 66

 

Português

Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência.............................................................. 03

Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.................................................................. 10

Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos................................................................................. 18

Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras................................................................................................................................................. 20

Uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia....................................................................................................................... 26

Mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos; tempos e modos do verbo........................................................................ 33

Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação............................................................................. 38

Concordância verbal e nominal............................................................................................................................................. 47