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Cargo: Professor Docente I - Anos Iniciais e Educação Infantil
Tipo: DIGITAL
Páginas: 292
Escolaridade: NÍVEL MÉDIO COMPLETO
Órgão: PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO - RJ - EDITAL Nº 04/2020
Conteúdo do Material:
Apostila Digital
Português
Legislação Educacional
Conhecimentos Específicos
História do Município de Cabo Frio
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História do Município de Cabo Frio
Origem da região de Cabo Frio. Primeiras ocupações e inicio do povoamento. Evolução histórica e administrativa. Habitantes, conflitos, edificações, atividades econômicas. O declínio no final do século XIX, e a retomada da economia no século XX, com o surgimento de novos segmentos de atividades. A emancipação de distritos e a afirmação do turismo na segunda metade dos anos 1900. Situação atual: Aspectos físicos e geográficos do Município: clima, relevo, população, localização (região e microrregião), área, limites municipais, distritos, características urbanas, atividades econômicas predominantes. Patrimônio natural, cultural, histórico e arquitetônico. Atrações turísticas, culturais e de lazer, datas comemorativas e destaques do Município. Personalidades históricas e contemporâneas. Posição do Município na divisão regional turística do Estado e sua classificação no Mapa. Aspectos e indicadores sociais, econômicos e financeiros. Serviços municipais. Organização e estrutura administrativa organizacional básica da Prefeitura Municipal: Órgãos de administração direta e indireta. Posição no contexto regional e relacionamento com os municípios vizinhos.
Dados e informações com base no documento “História do Município de Cabo Frio”, disponível no sitio do IBAM.............. 03
Legislação Educacional
Lei Brasileira de Inclusão - Lei nº 13.146/15.......................................................................................................................... 03
Plano Nacional de Educação - Lei 13005/14......................................................................................................................... 18
Base Nacional Comum Curricular – 2018.............................................................................................................................. 31
Plano Municipal de Educação............................................................................................................................................... 37
Sujeito da práxis pedagógica................................................................................................................................................. 38
Ideologia x Educação............................................................................................................................................................ 39
Constituição........................................................................................................................................................................... 41
PNE Municipal....................................................................................................................................................................... 43
Currículo na perspectiva da Inclusão/currículo adaptado...................................................................................................... 52
Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90........................................................................................................ 03
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - Lei nº 9.394/96...................................................................................................... 03
Conhecimentos Específicos
Teoria de Aprendizagem....................................................................................................................................................... 03
Desenvolvimento da criança (cognitivo, afetivo, motor e perceptivo)..................................................................................... 14
Prática pedagógica e o processo de construção do conhecimento....................................................................................... 29
Projeto Político Pedagógico................................................................................................................................................... 33
Planejamento......................................................................................................................................................................... 39
Avaliação............................................................................................................................................................................... 41
Novas tendências e competências........................................................................................................................................ 49
Democratização da Escola Pública....................................................................................................................................... 55
Interdisciplinaridade e projetos.............................................................................................................................................. 57
Educação Inclusiva................................................................................................................................................................ 61
Atendimento educacional aos alunos com deficiência........................................................................................................... 63
Bullying.................................................................................................................................................................................. 66
Português
Organização textual: interpretação dos sentidos construídos nos textos verbais e não verbais; características de textos descritivos, narrativos e dissertativos; elementos de coesão e coerência.............................................................. 03
Sistema gráfico: ortografia; regras de acentuação; uso dos sinais de pontuação.................................................................. 10
Aspectos semânticos e estilísticos: sentido e emprego dos vocábulos................................................................................. 18
Aspectos morfológicos: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais em textos; elementos de composição das palavras................................................................................................................................................. 20
Uso dos pronomes; metáfora, antítese, ironia....................................................................................................................... 26
Mecanismos de flexão dos nomes e dos verbos; tempos e modos do verbo........................................................................ 33
Processos de constituição dos enunciados: coordenação, subordinação............................................................................. 38
Concordância verbal e nominal............................................................................................................................................. 47