Edição Atualizada – Material didático de qualidade, específico para o seu concurso, contempla todo o conteúdo exigido para a realização de sua prova , são 23 anos aprovando em concursos públicos, adquira e garanta já a sua aprovação!!!
LOJA OFICIAL DA EDITORA CURSO OFICIAL
TAMBÉM DISPONÍVEL: APOSTILA DIGITAL COM 50% DE DESCONTO
Edição Impressa Atualizada – Elaborada por professores especializados em concursos Públicos do Curso Oficial – São 20 anos de experiência e aprovação dedicados a você, candidato.
Vaga: ADMISSÃO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE E SAÚDE / TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
Tipo: IMPRESSA
Páginas: 226
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo
Órgão: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - PRÓ-REITORIA DE ENSINO - COLÉGIO PEDRO II
Conteúdo do Material:
MATEMÁTICA
LÍNGUA PORTUGUESA
CONHECIMENTOS GERAIS
Você receberá ainda:
Testes, provas e questões de concursos anteriores;
Atualizações, se houver alguma mudança no edital;
Prova do último concurso;
Edital do Concurso.
VEJA O ÍNDICE COMPLETO DO SEU MATERIAL DIDÁTICO:
LÍNGUA PORTUGUESA
COMPREENSÃO TEXTUAL: Ler e compreender textos verbais e não verbais, literários e não literários; Identificar relações entre partes de um texto e os recursos utilizados para o estabelecimento dessas relações; Inferir uma informação implícita no texto, bem como o sentido de palavras ou de expressões; Identificar informações explícitas que funcionam como tópico ou subtópico no texto; Comparar textos diferentes, identificando semelhanças e diferenças no tratamento do tema e no modo de composição dos textos; Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; Identificar o tema de um texto; Identificar recursos de expressividade artística em textos literários...................................................................................................................................................................... 03
ANÁLISE E REFLEXÃO LINGUÍSTICA: Identificar sentidos denotativo e conotativo no uso das palavras........................... 14
Identificar as relações semânticas ou os marcadores argumentativos entre as partes do texto............................................ 17
Identificar as classes das palavras e analisar diferenças entre a classificação e o uso das palavras.................................... 26
Analisar a significação de transformações sintáticas entre termos substantivos e termos adjetivos..................................... 36
Analisar a significação de transformações sintáticas entre adjetivos e locuções adjetivas.................................................... 38
Analisar processos coesivos de pronominalização e substituição lexical.............................................................................. 39
Analisar a significação dos termos sintáticos da oração........................................................................................................ 49
Analisar a significação de transformações sintáticas nas vozes ativa e passiva................................................................... 52
Identificar o papel da coordenação e da subordinação na argumentação do texto............................................................... 54
Analisar a significação das relações de concordância verbal e nominal................................................................................ 57
Analisar a significação das relações de regência verbal e nominal....................................................................................... 60
Identificar processos de figuração do discurso...................................................................................................................... 65
PRODUÇÃO ESCRITA: Produzir texto argumentativo em diferentes gêneros textuais; Empregar adequadamente na produção do texto argumentativo os seguintes recursos: mecanismos básicos de coesão: retomada pronominal, repetição, substituição lexical (hiperônimo e hipônimo); uso de conectivos; esquemas temporais básicos; sinais de pontuação - ponto final, de exclamação e de interrogação; vírgula (enumerações e coordenadas assindéticas); dois pontos; travessão; reticências e aspas; mecanismos básicos de concordância nominal e verbal; e recursos gráficos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação; mecanismos básicos de flexão nominal. Utilizar o conhecimento sobre as regularidades ortográficas. Identificar o tema sobre o qual o texto argumentativo se posiciona. Selecionar argumentos e relacioná-los com o argumento principal defendido no texto. Segmentar seu texto em parágrafos e em períodos, em função do projeto textual. Produzir texto em linguagem formal e de acordo com a norma-padrão do português brasileiro........................................................................ 03
MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES: Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais e Reais – Operações e propriedades.... 03
Múltiplos e divisores de um número natural, Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) e suas propriedades.......................................................................................................................................................................... 05
PENSAMENTO ALGÉBRICO: Linguagem algébrica. Reconhecimento de padrões. Cálculo algébrico................................ 08
Equações, Inequações e Sistemas de equações polinomiais do 1º grau. Equações do 2º grau. Equações redutíveis a equações do segundo grau (fracionárias, biquadradas e irracionais). Equações e problemas cuja resolução envolva a manipulação e resolução de equações do 1º e 2º graus....................................................................... 12
Unidades de medida de tempo, comprimento, massa, área e volume................................................................................... 21
Juros Simples e Compostos.................................................................................................................................................. 25
Proporcionalidade: razões e proporções; regra de três simples e composta. Porcentagem.................................................. 36
FORMAS E MEDIDAS: Formas geométricas planas e suas propriedades. Perímetros e áreas de figuras planas............... 26
Formas geométricas espaciais. Volume do bloco retangular (paralelepípedo retângulo)...................................................... 27
Segmentos proporcionais. Congruência e Semelhança. Ângulos. Relações métricas na circunferência. Inscrição e circunscrição de polígonos regulares. Tipos de Simetria (Axial/Rotação)........................................................................... 28
Relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo.................................................................................................. 34
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO: Média aritmética (simples e ponderada)...................................................................... 36
Processos de contagem (cálculo de possibilidades e número de elementos de um agrupamento)...................................... 39
Noções de probabilidade....................................................................................................................................................... 41
Análise de gráficos e tabelas................................................................................................................................................. 46
CONHECIMENTOS GERAIS
ÁGUA: Propriedades físico-químicas da água; Importância da água para os seres vivos; Poluição e tratamento da água; Doenças relacionadas com a água......................................................................................................................... 03
AR: Composição do ar; Poluição atmosférica; Doenças relacionadas com o ar.................................................................... 06
SOLO: Estrutura dos solos; Processo de formação do solo; Tipos de solo; Poluição do solo; Conservação e tratamento do solo; O solo e a agricultura; Doenças relacionadas com o solo...................................................................... 08
CÉLULA: Estrutura básica; Diferença entre célula procariota e eucariota/ animal e vegetal................................................. 13
CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVERSIDADE DOS GRANDES GRUPOS: Monera; Fungi; Protoctista; Plantae; Animalia................................................................................................................................................................................. 19
FISIOLOGIA HUMANA: Sistema circulatório; Sistema respiratório; Sistema digestório........................................................ 21
ECOLOGIA: Conceitos básicos de Ecologia; Cadeias e teias alimentares; Fluxo de energia e de matéria; Relações ecológicas; Principais biomas brasileiros.............................................................................................................................. 22
PRINCIPAIS IMPACTOS AMBIENTAIS: Erosão; Aquecimento Global; Camada de ozônio; Lixo e esgoto; Diminuição da disponibilidade de água.................................................................................................................................................... 27
FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS DE ENERGIA E SEUS IMPACTOS: Hidrelétrica; Solar; Eólica; Biomassa; Nuclear; Combustíveis Fósseis............................................................................................................................ 31
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS. CARTOGRAFIA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: Orientação e localização. A escala nos mapas.............................................................................................................................................................. 35
A PAISAGEM GEOGRÁFICA E SUA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA: As formações climatobotânicas no Brasil: suas características e localização. O relevo e suas transformações naturais e sociais. A hidrografia e a importância dos recursos hídricos para a sociedade............................................................................................................. 38
A SOCIEDADE DE CONSUMO E O MEIO AMBIENTE: A apropriação e uso dos recursos naturais pela sociedade de consumo. As dinâmicas do sistema mundo capitalista e seus reflexos sobre o uso dos recursos naturais nos países subdesenvolvidos....................................................................................................................................................... 40
IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: A “modernização” do campo como fator de degradação do meio ambiente. Problemas ambientais urbanos 41