Edição Atualizada – Material didático de qualidade, específico para o seu concurso, contempla todo o conteúdo exigido para a realização de sua prova , são 23 anos aprovando em concursos públicos, adquira e garanta já a sua aprovação!!!
LOJA OFICIAL DA EDITORA CURSO OFICIAL
TAMBÉM DISPONÍVEL: APOSTILA DIGITAL COM 50% DE DESCONTO
Edição Impressa Atualizada – Elaborada por professores especializados em concursos Públicos do Curso Oficial – São 20 anos de experiência e aprovação dedicados a você, candidato.
Vaga: ADMISSÃO AO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tipo: IMPRESSA
Páginas: 180
Escolaridade: 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Órgão: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - PRÓ-REITORIA DE ENSINO - COLÉGIO PEDRO II
Conteúdo do Material:
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
Você receberá ainda:
Testes, provas e questões de concursos anteriores;
Atualizações, se houver alguma mudança no edital;
Prova do último concurso;
Edital do Concurso.
VEJA O ÍNDICE COMPLETO DO SEU MATERIAL DIDÁTICO:
PORTUGUÊS
Conhecimento textual (texto ficcional e não ficcional): Leitura e compreensão de textos verbais e não verbais. Relações entre partes do texto e inferências......................................................................................... 03
Estruturas textuais: semelhanças e diferenças de organização. Ponto de vista.................................................... 05
Análise de textos ficcionais (prosa e verso): personagens principais e secundárias; sucessão cronológica dos fatos; o espaço dos fatos; desenvolvimento do texto; sentidos concretos e abstratos; versificação: reconhecimento do verso, da rima, da estrofe...................................................................................... 09
Intertextualidade................................................................................................................................................................ 16
Emprego de ortografia oficial e recursos básicos suplementares: margem, distribuição espacial, letra maiúscula, translineação......................................................................................................................................... 26
Emprego dos sinais básicos de pontuação................................................................................................................... 31
Sinônimos e antônimos e sua função no texto............................................................................................................. 32
Conhecimento linguístico: Classes de palavras - Funções na organização do texto: substituição, transformação, ampliação, referência. Flexão e derivação: os efeitos de sentido no texto................................. 36
Habilidades e competências: emprego básico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.).......................................................................................................................................................... 36
Organização de períodos e parágrafos......................................................................................................................... 49
Operações básicas de concordância............................................................................................................................. 57
Produção de texto
Organização do texto: relato de experiência; narrativa ficcional; carta; texto opinativo, com apresentação de argumentos.......................................................................................................................................... 03
MATEMÁTICA
Números: Decompor um número natural em diferentes classes e ordens; Ler, ordenar e escrever números naturais ou fracionários; Representar frações de figuras contínuas; calcular frações de quantidades, utilizar o conceito de equivalência entre frações; Reconhecer quantidades expressas através de porcentagens; relacionar partes do todo com o todo em termos percentuais – Operações: Adicionar, subtrair, multiplicar e dividir números naturais; Somar e subtrair números fracionários. Somar, subtrair e multiplicar números decimais; Aplicar as quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) e suas propriedades, na resolução de problemas. Aplicar os conceitos de múltiplo e divisor de um número natural; Calcular o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum (MDC) entre números naturais e na resolver problemas que recaiam em tais conceitos..................................................................................................................................................................... 03
Medidas: Utilizar as unidades de medida de comprimento, de massa, de área e de capacidade ; Reconhecer e relacionar os múltiplos e submúltiplos das medidas de comprimento, área, volume, massa e capacidade com suas unidades padrão usuais (m, m2 , m3 , g , l). Utilizar as unidades de medida de tempo: milênio, século, década, ano, mês, semana, dia, hora, minuto e segundo...................... 21
Operar com o sistema monetário nacional em vigor no Brasil.................................................................................. 23
Espaço e Forma: Aplicar os conceitos de perímetro e de área de uma figura plana; Calcular perímetros e áreas de figuras planas simples ou de figuras que são facilmente decompostas em quadrados ou retângulos ou triângulos......................................................................................................................... 26
Compor figuras planas a partir de formas geométricas diversas. Reconhecer semelhanças e diferenças entre corpos redondos, como a esfera, o cone, o cilindro e outros. Reconhecer semelhanças e diferenças entre poliedros (como os prismas, as pirâmides e outros); Identificar faces, vértices e arestas em poliedros. Compor e decompor figuras tridimensionais. Explorar as planificações de algumas figuras geométricas. Identificar figuras planas em formas tridimensionais............... 28
Aplicar técnicas simples de contagem (cálculo de possibilidades e determinação do número de elementos de um agrupamento)..................................................................................................................................... 39
Tratamento da Informação: Reconhecer e escrever o padrão de formação de uma sequência; Determinar elementos de uma sequência a partir do seu padrão de formação; Ler e interpretar tabelas e gráficos.............................................................................................................................................................. 46